Navio em Lisboa |
Indirectamente, o impacto económico terá ascendido aos 400 milhões de euros, sendo que, só em Lisboa, os gastos dos passageiros de cruzeiros, num total de 450 mil, terão chegado aos 32 milhões de euros.
A Norte, os números não têm ainda a mesma expressão que em Lisboa mas apresentam igualmente uma tendência positiva, com o porto de Leixões a apresentar um crescimento de 56% em passageiros em 2010, sendo esperado que o crescimento a Norte se mantenha até 2018, quando Leixões, cujo novo terminal de passageiros deve estar concluído em 2013, espera receber 108 mil passageiros e receitas de mais de 11 milhões de euros.
Para este ano, o Porto de Lisboa tem já agendadas 340 escalas, 14% a mais que em 2010, crescimento que se deve manter também em 2012, uma vez que, de acordo com a Administração do Porto de Lisboa, a estrutura celebrou recentemente um protocolo de cooperação com a “Companhia Docas do Rio de Janeiro e a Pier Mauá S/A, Estação Marítima de Passageiros do Porto do Rio de Janeiro, com vista a desenvolver parcerias para o crescimento mútuo da actividade de cruzeiro”.
Com este protocolo, o Porto de Lisboa pretende afirmar-se no tráfego com início e fim na capital portuguesa, sendo por isso de esperar que no próximo ano o Porto de Lisboa volte a crescer em escalas e também em passageiros.
Texto: Turisver
Imagem: Rui Agostinho, Lisboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário