Na manhã desta terça-feira (11), a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) reuniu com representantes do Porto de Manaus, dos Operadores e Armadores, das polícias Militar e Civil, da Infraero e da Prefeitura de Manaus para tratar sobre a nova temporada de cruzeiros 2012/2013, que está prevista para começar no dia 18 de outubro com a chegada do navio alemão Amadea. O último navio da temporada chega ao Estado no dia 2 de maio.
Segundo a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a nova temporada de cruzeiros vai trazer ao Estado 28 navios. “Os operadores ainda não nos informaram a quantidade de turistas que devem visitar o Amazonas, mas, na temporada passada, o Amazonas recebeu 25 mil turistas em 24 navios”, informou.
Segundo a titular do órgão, ainda ficou definido que os turistas vão ter à disposição infraestrutura de pessoal, com guias bilíngue, nos portos de Parintins e Manaus. “Essa infraestrutura é para assegurar que os turistas sejam bem recebidos”, comentou a president. “Até o final do mês, iremos a Parintins nos reunir com os órgãos envolvidos nos receptivos desses cruzeiros”.
Pesquisa
A presidente da Amazonastur, durante a reunião, divulgou uma pesquisa do perfil dos turistas de cruzeiros marítimos que visitaram o Estado na temporada passada. No levantamento foi identificado que 41,61% dos turistas tinham a procedência dos Estados Unidos, em seguida ficaram Reino Unido (27.45%) e Alemanha (19,35%).
Oreni Braga informou que a Amazonastur irá trabalhar para que os turistas tenham mais acesso aos produtos regionais, pois, um dos dados que chamou atenção na pesquisa foi a renda média dos turistas que visitaram Amazonas, que ultrapassou o valor de US$ 35 mil.
A pesquisa revela que, dos 25 mil turistas que passaram pelo Estado na última temporada, 64,29% tinham mais de 65 anos, 72,52% possuíam ensino superior e 52,71% eram aposentados. Ainda no levantamento foi apontado que 73,08% informaram que tinham intenção de voltar ao Amazonas em outra oportunidade.
Segurança
Para a temporada de cruzeiros 2012/2013, a Polícia Militar vai reforçar o policiamento no Centro da cidade e entorno do Porto de Manaus. Além da atuação da PM, será realizado um trabalho específico de segurança com instalação de seguranças em todo o Porto. “A administração do Porto nos informou que foram instalados várias câmeras de segurança no local, fora isso mais de 80 agentes particulares vão atuar durante a temporada”, completou a presidente da Amazonastur.
Créditos de texto: Plus Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário