segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Abremar pede apoio do CTD para crescimento dos cruzeiros

O Brasil precisa de um plano para o desenvolvimento do turismo de cruzeiros. Essa foi a mensagem que Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) transmitiu ao presidente da Comisão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Jonas Donizete, e ao presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Benedito Lira. A diretoria da Abremar promoveu nesta segunda-feira (21/11) um almoço para os políticos em Campinas. A cidade recebe o Fórum Legislativo nas Cidades Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O encontro aconteceu na sede do Grupo Ancoradouro. 

O anfitrião e presidente da Ancoradouro, Juarez Cintra Filho, parabenizou a ação dos vereadores locais em combater atitudes de corrupção em Campinas. A escolha da operadora para receber o almoço não foi por acaso. "A Ancoradouro é, sem dúvida, a maior vendedora de cruzeiros do interior de São Paulo", disse Amaral, mencionando que mais do que receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016, o Brasil já é o quinto maior destino de cruzeiros do mundo. "Os cruzeiros marítimos realizados em nossa costa transportam de 10% a 15% de turistas estrangeiros, gerando um impacto econômico de R$ 1,3 bilhão e 21 mil empregos", complementou. O estudo da FGV/Abremar foi distribuído aos parlamentares. 

Embora esses números sejam importantes, o mercado brasileiro, segundo Ricardo Amaral, já vem perdendo hóspedes para a China e Dubai. "É um pecado essa situação e precisamos pensar em algo rapidamente para reveter esse cenário. O Brasil tem potencial para ser o terceiro maior mercado de cruzeiros do mundo", destacou o dirigente. Ele lembrou que os cruzeiros não serão uma opção viável durante a Copa do Mundo se não houver planejamento. "O tiro pode sair pela culatra. As companhias marítimas já estão elaborando seus itinerários para a temporada 2013-2014. Portanto, decisões precisam ser tomadas até o primeiro semestre de 2012. Caso contrário, navios não terão condições de operar durante a Copa", enfatizou. 

Uma audiência pública acontece na próxima quarta-feira (23/11) em Brasília para discutir planos de crescimento para o setor de cruzeiros e sua contribuição para os eventos esportivos. O senador Benedito de Lira é um dos apoiadores do turismo interno e entende como fundamental a boa realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas para dar visibilidade ao Brasil. "Esses eventos não são importantes apenas para aumentar o número de visitantes em um país, mas também pelo legado que geram", explicou Lira. O senador e presidente Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado está elaborando um projeto de lei para divulgar em programas de televisão e rádio os atrativos turísticos do país em rede nacional. "Cada Estado teria um tempo igual para promover suas atrações", anunciou. 



Por:Leila Melo
Fonte:Mercado e enventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário