quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Costa Pacifica ganha projeto inovador “Cruzeiro Sustentável”

O navio Costa Pacifica, do Grupo costa Cruzeiros, vai recebeer o inovador projeto “Cruzeiro Sustentável”, co-financiado pela Comissão Europeia por meio do Programa “LIFE+” (instrumento de financiamento da União Europeia para inovação e demonstração de projetos ambientais), numa iniciativa da Costa Cruzeiros, gerenciadora do projeto, que apresentou a proposta à União Europeia, em parceria com o Centro Acadêmico de Pesquisa para Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis (Ce.Si.S.P.) e das empresas italianas VOMM Contento Trade, Design Innovation, do RINA e da Associação de Portos de Cruzeiros do Mediterrâneo. 

O objetivo é fornecer estímulo para implementação de diretrizes da União Europeia em relação à gestão de resíduos a bordo dos navios, além de criar incentivos para a redução, melhor forma de coleta, reciclagem e retiulização. 

O Costa Pacifica, navio de 114.500 toneladas e capacidade para 3.780 hóspedes, foi escolhido como piloto deste projeto, o primeiro mundialmente a envolver o uso de novas técnicas e métodos de refinamento de diversos tipos de resíduos, incluindo embalagens, resíduos orgânicos biodegradáveis e papeis.

O escopo do projeto vai além de medidas usadas a bordo dos navios e inclui a coordenação dos portos europeus numa missão de eliminação total de resíduos, aumentando as oportunidades para reciclagem e reutilização dos materiais descartados. A ideia final é promover uma rede no Mediterrâneo para estimular a cooperação de todos na gestão do material.

O programa “Cruzeiro Sustentável" visa também a criação de um novo regime de certificação voluntária para tratamento de resíduos a bordo - e seus efeitos em termos de redução de CO2 - abrindo caminho na introdução de legislação específica da UE ambiental na navegação.

“Estamos muito orgulhosos por sermos os gestores deste projeto inovador a bordo do Costa Pacifica, que será o navio-piloto, e servirá de modelo para o gerenciamento de todos os tipos de resíduos gerados a bordo”, comentou o vice-presidente de Qualidade da Costa Cruzeiros, Ernesto Gori. “O fato de sermos a primeira armadora do mundo a realizar essa experiência é um marco, que nos levará aos mais altos padrões no tratamento de resíduos, próximo da excelência ambiental”, completa.

Segundo a Costa Cruzeiros, o projeto se encaixa na política da empresa de gestão de resíduos, que já tem sido aplicada há alguns anos em toda a frota. A Costa faz a separação de 100% de seus resíduos sólidos a bordo dos navios, com armazenamento, separação e eliminação de vidro, plástico, metal, alumínio, papel, alimentos e cerâmica.

O novo projeto também inclui gerenciamento das embalagens, como caixas de papelão, garrafas de vidro, frascos de plástico e recipientes, de modo a reduzir esse tipo de resíduo na origem, com o envolvimento dos fornecedores desses produtos.

Lixo úmido - Outro aspecto do “Cruzeiro Sustentável” envolve o lixo úmido, formado por comida e outros resíduos orgânicos. No navio Costa Pacifica, que transporta até cinco mil hóspedes e tripulantes, esse tipo de produto compõe 22% no total de resíduos. Em conformidade com as leis internacionais que protegem o ambiente marinho, os restos de comida são coletados e processados por trituradores e compactadores que reduzem o volume antes de serem descarregados no mar, como comida aos peixes. Com as tecnologias a serem aplicadas no novo projeto, parte desses resíduos de alimentos serão agora também processados e transformados em adubo.

Os papeis, que representam 16% do total de resíduos do Costa Pacifica, também receberão atenção especial. A ideia é reduzir esse montante, encontrar formas de reutilização e eliminação sustentável. Mais detalhes sobre as ações e benefícios do programa podem ser consultadas no site: (www.sustainablecruise.eu).
Créditos de texto: Mario Brizon
Fonte: Mercado e Eventos
Imagem: Viajante sem porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário