sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dicas para sua viagem em um navio de cruzeiro

Para quem não sabe, estamos fazendo essa postagem para você fazer uma ótima viagem a bordo.
15 navios farão 280 roteiros pela costa Brasileira nessa temporada

O que levar:
Antes de embarcar, precisamos fazer nossas malas. Bom no navio não há limite de bagagem, companhias como Pullmantur, Royal Caribbean, Msc e Costa Cruzeiros permitem até 90 kg de bagagem por passageiro.

Para sua segurança sempre coloque um cadeado ou um lacre e as identifique com seu nome, endereço e telefone. As bagagens são fiscalizadas pelas autoridades federais do porto. 

Conforme normas internacionais não é permitido levar utensílios que cortam, armas, alimentos bebidas e itens que emitam calor exceto a caixa de fósforo e o isqueiro. As malas devem ser bem identificadas com etiquetas distribuídas pela companhia, assim a mala poderá chegar na sua cabine.

Na nossa mala devemos levar roupas normais como sempre levamos em outras viagens . É proibido o uso de roupas de banho nos restaurantes . É sempre bom levar um casaco, mesmo no verão, pois nos ambientes internos do navio possui o Ar condicionado. Nos navios tem um dia especial da Noite de Gala com o comandante, quando fui no Costa Fortuna teve o jantar de gala com o comandante e a noite de gala de despedida, como sou menor de idade levei uma calça e uma blusa social para as noites de gala. Para homens é aconselhável o uso de um paletó e gravata, para mulheres é indicado o uso de vestido, lembrando que o traje é só a noite.

Embarque:
Para embarcar é necessário o voucher que você recebe ou pela operadora de viagem ou a armadora durante a compra. Para adultos o documento necessário a levar é o Passaporte, RG ou carteira de habilitação. Crianças com até 11 anos podem levar a certidão, caso vá com apenas um dos pais é necessário, a autorização da mãe ou do pai que não irá embarcar. Para viagens internacionais leve seu passaporte. Ao chegar no terminal vá pra o setor de malas para deixar suas malas em seguida vá para o check-in.

Check-in:
Meu cartão do Costa Fortuna
Em terra costuma encerrar um hora e meia antes da saída do navio, o inicio do check-in costuma ser as 11:00 como foi quando eu embarquei, é necessário fazer um depósito em dólares no minimo de US$ 100 ou apresentar um cartão internacional. Caso não haja despesas extras o valor do depósito será restituído. Então você receberá seu cartão de identificação, que serve para entrar na cabine, comprar as coisas e etc.

A bordo:
Segurança:
Não fique com medo, o transporte marítimo é um dos mais seguros do mundo.
Quando você embarca, no mesmo dia há o exercício de segurança, no qual a sirene toca, e você tende ir a sua cabina buscar o seu colete salva-vidas. Uma coisa bacana é que não é permitido o uso de elevadores. Não se desespere pois nesse exercício o navio não está afundando, é só um procedimento obrigatório, de treinamento.

Idioma: 
Não se preocupe, existem tripulantes do mundo todo, 25% sabem falar português, mais a lingua mais adotada é o Inglês

Dia dia a bordo:
Nos dia a bordo eu aconselho ficar na piscina, curtir um sol, há muitas programações no deck da piscina, brincadeiras com animadores, danças etc. Para crianças, você não precisa ficar preocupado, os navios possuem o clubinho que elas podem passar o dia com os recreadores, a comida é de graça, já vem incluido no pacote, na viagem no Fortuna eu só pagava o refrigerante, água etc. Além disso a noite você recebe o "Today" que é a programação do que haverá no dia seguinte.
Alguns navios possuem o Spa, a Academia e jacuzzis. 
A noite tem o jantar, tem o primeiro turno e o segundo turno, há espetáculos no lindo teatro, são ótimos shows que acontecem todo dia, mágica, musicas etc.
Depois do teatro há lugares com shows, boates, e muitos ficam no Casino, outros já vão curtir aquela musica.






Paradas:
Em lugares que não há porto, é usado o tender, que é um tipo de barco menos para que possa levar o passageiro até a cidade, alguns cruzeiros apresentam pacotes de excursões que você pode comprar para conhecer a cidade, mais você pode visitar a cidade sem excursões desde que chegue no horário previsto

Internet:
Os cruzeiros apresentam computadores, na qual você insere seu cartão e o tempo que você fica tem o valor, que é depositado no seu cartão, as tarifas costumam ser caras, não recomendo usar muito, o melhor a fazer é usar Lan houses nos lugares que você for visitar.

Dinheiro:
Lembrando que tudo que você compra a bordo do navio é em dólar, por isso faça o cambio do seu dinheiro para dólar, em alguns portos por exemplo existem lugares para fazer o cambio

Fechamento da conta:
No ultimo dia da viagem será entregue em sua cabine um extrato com todas as despesas a bordo, recomendo na manhã do desembarque chegar o mais cedo possivel para fazer o check-out , para evitar filas.

Desembarque:
Você deve se preparar uma noite antes, arrumar as malas e deixar para o lado de fora da cabine, tire todos os itens de valor e coloque na bagagem que irá com você, seja sua mochila ou sua bolsa. Você receberá um papel, que tem o esquema de cores, exemplo: cor azul, tenho que esperar chamar para desembarcar,  depois quando chegar no balcão pegue sua mala

Então esse é o dia mais triste, porque você quer ficar mais dias no navio, é uma viagem inesquecivel, tirem bastante foto, e aproveitem pois tudo que é bom dura pouco.
Tenham uma ótima viagem!
Créditos de texto e Imagens: Caio do Valle

2 comentários:

  1. com certeza é tudo de bom já fui uma vez e já tô indo de novo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, texto muito explicativo. Minha viagem será dia 18/12, estou super ansiosa.

    ResponderExcluir