segunda-feira, 23 de julho de 2012

Titanic II terá compartimento de segurança

Sydney - O bilionário australiano, Clive Palmer, informou hoje que sua versão moderna do Titanic terá um novo "compartimento de segurança", além da primeira, segunda e terceira classes do original.

Ao apresentar as plantas preliminares e projectos do Titanic II, que será construído na China, o magnata de minas afirmou que a embarcação terá os nove compartimentos originais e um adicional de segurança.
   
"Isso serve para garantir que o navio seja perfeitamente condizente com as normas actuais de segurança", explicou Palmer em uma declaração à AFP.

"Também irá aumentar a área acessível aos passageiros", acrescentou.

O novo compartimento terá botes salva-vidas, calhas e tobogãs de evacuação, assim como novos cómodos comuns a todos os passageiros.
    
Palmer disse que as plataformas mais altas irão abranger os salões, escadas, cabines e outros cómodos semelhantes aos do Titanic original, que naufragou em 15 de Abril de 1912, após colidir com um iceberg em seu trajecto para Nova Iorque.

Contudo, os planos da Deltamarin, companhia finlandesa responsável pelo design e engenharia do navio, também incluem uma nova escada de emergência e elevadores de serviço, além de um deck remodelado para conter as acomodações da tripulação, lavandaria e a maquinaria.

O exótico bilionário anunciou que a primeira viagem do Titanic II está agendada para o fim de 2016, quando deve partir da China em direcção à Inglaterra para depois seguir seu trajecto original até os Estados Unidos. O interesse foi "extraordinário", disse.

Palmer afirmou que o navio terá um cassino, mas haverá "restrições rígidas" sobre quem poderá jogar.

"Haverá uma espécie de triagem para garantir que as pessoas que joguem tenham dinheiro para bancar as apostas", disse ele, segundo Associated Press na Austrália.

O empresário, que tem uma fortuna estimada em Aus$3,85 bilhões (3,96 bilhões de dólares), de acordo com a revista australiana BRW, contou que a proa do Titanic II terá aproximadamente um metro a mais de comprimento do que o original, para dar mais "estabilidade".

"No entanto, mantivemos a essência do Titanic com a primeira, segunda e terceira classes. Eu acho isso muito importante", considera Palmer.

"Assim, se você comprar uma passagem para a terceira classe, poderá dividir o banheiro, sentar em uma longa mesa para jantar para comer um ensopado irlandês e dançar todas as noites", brinca o empresário, que diz que ele próprio vai viajar de terceira classe.

Palmer não confirmou o valor do projecto, mas afirmou não estar buscando parceiros financeiros para reconstruir o navio, cujo naufrágio completou um século.
   
Embora ainda não tenham sido aprovadas, para Palmer, as plantas demonstram o compromisso de sua companhia, a Blue Star Line, com o projecto, e permitem que a chinesa CSC Jinling Shipyard inicie os trabalhos.

O navio terá quase 270 metros de comprimento e uma tonelagem bruta estimada de 65.000 toneladas.
Créditos de texto: Angop
Imagem:The Blue Star Line / AFP

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