terça-feira, 23 de abril de 2013

Mordomos em navios de cruzeiros


Em cruzeiros, esses luxos são oferecidos com um serviço de mordomo. Algumas companhias de luxo disponibilizam esse profissional para todos os hóspedes, mas nos navios maiores é exclusividade de poucos passageiros.
Mas o que faz um mordomo em navio? Praticamente as mesmas coisas que faria em uma residência ou em um hotel de alto padrão. Os serviços vão da simples garantia de que o hóspede terá o jornal de sua preferência na suíte assim que levantar pela manhã até marcar excursões terrestres para destinos diferentes dos programados nos pacotes oferecidos pela empresa. “É um serviço procurado por quem quer exclusividade”, explica o diretor de Marketing e Comercial da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli.
Na companhia, esses profissionais são formados por uma escola holandesa, falam diversos idiomas e acompanham os hóspedes durante toda a viagem, desde o porto até a saída do navio. No caso da companhia, os profissionais estão disponíveis 24 horas por dia e são exclusividades dos hóspedes do MSC Yatch Club, área VIP dos navios da empresa. “Ele dá suporte especial, pode fazer reservas de passeios, aluguel de uma limousine, comprar ingressos para determinadas atividades, preparar a cabine para um jantar especial, um café da manhã. Ele cuida dos hóspedes com todos os mimos, conhecendo-os pelos nomes”, explica.
Algumas companhias oferecem mordomo em todas as suítes, como a Silversea Luxury Cruises. Todos os passageiros da companhia têm mordomos à disposição ao longo da viagem, durante o dia todo. Antes da viagem, os mordomos apresentam todos os serviços do navio, coletam as informações sobre preferências de bebidas dos hóspedes para disponibilizá-las nas cabines e até fornecem informações sobre comidas preferidas para os chefs. Ao longo da viagem, fazem todos os serviços para deixar os dias a bordo o mais confortável possível, desde trocar roupas de cama até polir sapatos. E para quem viajar em uma das Royal, Grand e Owner suítes, o serviço adiciona a coordenação das atividades em terra junto ao concierge, servem canapés ao anoitecer, fazem reservas de jantares em terra e organizam festas nas suítes.
Das companhias que atuam no mercado brasileiro, outra que oferece o serviço de mordomo é a Costa Cruzeiros. Em todas as viagens da companhia, seja em temporadas nacional e internacionais, os hóspedes das cabines Suíte, Panorama Suíte e Grand Suíte têm direito a um mordomo exclusivo, sempre à disposição. Já na Royal Caribbean International é oferecido o serviço de concierge para algumas cabines, que inclui acesso a um lounge privativo e atenção personalizada para ajudar em reservas e outras providências.
Créditos: Vida e Estilo / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário