Cartão-postal publicitário do Titanic, o maior navio de passageiros do mundo, na época - 1912. Col. do autor. |
Neste 2012 completa-se o centenário da mais famosa e explorada tragédia marítima de todos os tempos: o naufrágio do transatlântico Titanic, da empresa de navegação britânica White Star.
Passado um século, a tragédia ainda desperta a atenção das pessoas em todo o mundo e exerce um fascínio que faz muita gente mergulhar – no sentido simbólico e até literal – em busca de novas informações para entenderem o trágico acidente.
O Titanic partiu, em viagem inaugural, de Southampton, Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912, cercado de muito brilho, entre outros majestosos adjetivos.Às 23h40 – hora local – de 14 de abril de 1912, um domingo, próximo da costa do Canadá, o navio se chocou com um iceberg.
Duas horas e quarenta minutos depois, às 2h20 do dia 15, o Titanic foi ao fundo, levando 1.517 vidas, entre passageiros e tripulantes. Outras fontes informam que foram 1.522.
Pintura óleo sobre tela exibido a maravilha do mundo moderno: o Titanic, de 46.329 toneladas de deslocamento, no Porto deSouthampton - Inglaterra. Reprodução. |
Foto do comandante do Titanic, Edward Smith. Reprodução. |
A grande perda de vidas se deveu à baixa temperatura das águas do Atlântico Norte e à falta de escaleres salva-vidas para os passageiros e tripulantes, entre outras causas.
Recentemente, assistindo na TV a cabo ao noticiário de uma conhecida emissora norte-americana, vi a notícia de que um navio de cruzeiros, o Balmoral, realizará um Cruzeiro Memorial, de Southampton, Inglaterra, a Nova York, Estados Unidos, destino da trágica viagem do Titanic. O Balmoral atua a serviço da armadora britânica Fred Olsen Cruises.
O roteiro será exatamente o programado para o legendário Titanic, na época o maior projeto flutuante e o mais luxuoso navio produzido pelo homem.
O Cruzeiro Memorial terá como participantes vários descendentes das vítimas. Alguns consideram tal empreendimento um desrespeito e criticam que a iniciativa terá caráter comercial.
Durante a viagem do Balmoral, haverá a celebração de uma missa. Também serão atiradas flores no local exato do naufrágio.
pintura mostra uma soirée, dentro do salão de jantar do Hotel Savoya de Londres. A decoração era idêntica à do famoso hotel londrino. Reprodução. |
Haverá, ainda, um baile com trajes típicos da época, no estilo do apresentado no filme Titanic, dirigido por James Cameron, produção que recebeu 11 prêmios no Oscar de 1998 e terá uma versão em três dimensões (3D), com lançamento em abril de 2012.
O Titanic foi pioneiro em diversas comodidades: o primeiro a ter quatro lojas a bordo e a dispor de piscina, entre outras iniciativas inéditas. Contava ainda com salões de estar, ginásios de esportes, suítes luxuosas e vários bares e restaurantes.
O desenho mostra fielmente como se deu a colisão do Titanic com o infame iceberg, bem como o rombo produzido no seu casco por boreste, o que causou o seu afundamento. Reprodução. |
Uma curiosidade: o jornalista Michael Davis, autor do livro The Titanic – The Full Story of a Tragedy (O Titanic – A História Completa de uma Tragédia), desfez o mito de que a White Star ou quem quer que fosse propagava que o navio era inafundável. Ele não encontrou evidências de tal propaganda.
Na quinta-feira, 8 de março de 2012, ao ler o jornal A Tribuna, deparei com a notícia de que o Balmoral fizera escala no Porto de Santos no dia anterior, tendo a bordo alguns passageiros com gripe e diarréia.
Na quinta-feira, 8 de março de 2012, ao ler o jornal A Tribuna, deparei com a notícia de que o Balmoral fizera escala no Porto de Santos no dia anterior, tendo a bordo alguns passageiros com gripe e diarréia.
Momentos finais do Titanic. Por negligência, só havia a bordo quatro barcos e 16 botes salva-vidas - insuficientes. Reprodução. |
O Balmoral, que fará o cruzeiro do centenário do naufrágio do Titanic, no momento em que passava pela Ponta da Praia. Foto: Silvio Roberto Smera. |
O artigo é finalizado por duas belas fotos clicadas pelo sempre gentil shiploverSilvio Roberto Smera, no momento em que o Balmoral entrava no Porto de Santos.
O transatlântico Balmoral, da armadora norueguesa (opera no mercado
britânico) Fred Olsen Cruise, de 203,61 m. de comprimento. O navio
desloca 43.352 toneladas e possui nove decks. Na imagem, a embarcação
está na altura do Iate Clube de Santos. Foto: Silvio Roberto Smera.
desloca 43.352 toneladas e possui nove decks. Na imagem, a embarcação
está na altura do Iate Clube de Santos. Foto: Silvio Roberto Smera.
Créditos de texto e Imagens:Portogente
Nenhum comentário:
Postar um comentário