sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Porto de Portimão recebe últimos cruzeiros em ano recorde

O porto de Portimão terá este ano um crescimento próximo dos 23 por cento em termos de movimento de navios de cruzeiro, com um total de 59 escalas.
As últimas paragens destes “gigantes dos mares” acontecem por estas semanas, com o porto algarvio a receber mais cinco navios de cruzeiros, num total de mais de quatro mil visitantes.
A primeira escala teve lugar no dia 25 de novembro, através do “Wind Star”, da companhia Windstar Cruises, com 148 passageiros e 90 tripulantes. Seguiu-se, no dia 27, o “Amadea” (Phoenix Reisen), que pela primeira vez passou por Portimão, transportando 600 turistas e 280 tripulantes, enquanto no dia seguinte escalou este porto o “Maasdam” (Holland America Line) com 1258 passageiros e 580 tripulantes. Na passada terça-feira foi a vez do “Black Watch” (Fred Olsen Cruise Lines), com um total de 804 passageiros e uma tripulação de 330 elementos.
Por fim, nos dias 1 e 2 de dezembro, o “Sea Cloud” (Sea Cloud Cruises), transportando 69 passageiros e outros tantos tripulantes, vai fazer uma operação de turn-around em Portimão, tendo concorrido para essa opção a sua localização geográfica privilegiada, por ser o porto continental português mais perto da rota de e para as Caraíbas, destino final desta viagem.
A este movimento devem juntar-se as carreiras do ferry “Volcán de Tijarafe”, que todos os domingos parte rumo ao Funchal com uma média de 500 passageiros a bordo.
Apesar deste significativo crescimento do movimento de navios de cruzeiro em Portimão, a autarquia continua a reclamar a sua modernização.
O município reivindica “o prolongamento do cais de acostagem, que permita acolher simultaneamente dois navios de grande dimensão”, e “a dragagem de estabelecimento de fundos a dez metros na barra, canal de navegação e bacia de manobra, assim como a aquisição de um rebocador de apoio às operações em porto e navegação na costa e a construção de um moderno terminal de passageiros”.
Créditos de texto:Jornal do Algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário