quarta-feira, 9 de maio de 2012

Escola de Peniche na organização de festival de cinema flutuante

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), sedeada em Peniche, é uma das três entidades que organizam o Odissea – Tourism & Ecology Film Festival, o primeiro festival de cinema flutuante do mundo, dedicado ao turismo e ecologia, que acontece de 11 a 14 de novembro de 2012, entre Génova e Lisboa. Este projeto inovador será apresentado pelo seu diretor, Fernando Santos, na Conferência “Cinema, Tourism & Destination Branding”, que terá lugar na ESTM, nos dias 10 e 11 de maio, no âmbito do projeto Oeste Ativo.
A conferência, que contará com oradores conceituados de todo o mundo, tem como principais objetivos partilhar experiências entre especialistas de distintos setores e sensibilidades, de turismo, cinema e marketing, sobre as interligações entre cinema e turismo e os benefícios gerados por estas inter-relações; compreender de que formas o cinema ficcional influencia as escolhas dos potenciais turistas; verificar como a linguagem cinematográfica serve de força motivadora à preferência por um determinado destino turístico; e criar sensibilidade em relação às oportunidades que o cinema e o audiovisual poderão gerar no setor do turismo.
Francisco Dias, professor e responsável pelo GITUR – Grupo de Investigação em Turismo da ESTM, salienta que o Odissea – Tourism & Ecology Film Festival será um “grande cineclube”, associando os espectadores cinéfilos e os produtores e realizadores de cinema, aos turistas habituais de um navio de cruzeiros. Esta mostra de cinema em pleno mar decorrerá a bordo de um dos maiores navios do mundo, o MSC Fantasia, com 333 metros de comprimento e uma capacidade para 4.000 turistas.
O Odissea – Tourism & Ecology Film Festival é um festival internacional de cinema sobre Turismo e Ecologia, abrangendo também os temas da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social, apoiando as produções audiovisuais do turismo que compaginem a promoção turística com a sensibilização para as boas práticas no domínio do ambiente. Serão vários os géneros a concurso, desde a ficção, ao documentário, animação, institucional e reportagens de televisão.
O júri do Festival é constituído por personalidades ligadas ao cinema e à televisão, académicos, e especialistas internacionais na área dos portos e cruzeiros, vindos desde a Austrália, Brasil, Inglaterra, Espanha e Cabo Verde. O Grande Prémio do Festival é a “Grande Bússola de Ouro”, e serão ainda atribuídas “Bússolas de Ouro” de Prata e de Bronze nas diversas categorias a concurso.
Com início em Génova a 11 de novembro, faz escala em Barcelona, uma das cidades mais “apetecíveis” em termos turísticos do Mediterrâneo, seguindo-se um dia de navegação e o fim da viagem em Lisboa, no dia 14.
 Créditos de texto: Jornal das Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário