sexta-feira, 9 de março de 2012

Guias dão dicas de saúde para quem viaja de navio

Na temporada passada de cruzeiros, 792 pessoas adoeceram a bordo. Este ano, em 20 dias, passageiros de dois navios de passagem por Santos (SP) tiveram problemas de saúde. No caso mais grave, uma tripulante morreu no MSC Armonia, com vírus Influenza B. Para auxiliar marinheiros de primeira viagem, o Centro Brasileiro de Medicina do Viajante publicou o Guia de Saúde - Viagens de Navio, com dicas sobre prevenção e como agir, se estiver embarcado.

De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dos passageiros que adoeceram na temporada 2010/2011, 39% foram contaminados com vírus Influenza (da gripe), e 38% tiveram diarreia. A terceira doença mais comum foi a catapora, com 19 casos. "O navio é um ambiente de aglomeração, que facilita a transmissão de vírus, e merece cuidado especial. É importante que o passageiro saiba prevenir danos à saúde", afirma a médica Isabella Ballalai, coordenadora médica do guia e coautora, ao lado da médica Flávia Bravo.

Entre as dicas estão a de se consultar com médico que tenha conhecimentos em medicina do viajante - esse profissional poderá orientar o passageiro sobre vacinas e outros cuidados, incluir na bagagem medicamentos de uso pessoal, providenciar um seguro de viagem e tirar dúvidas com o agente de viagem.

"É preciso esclarecer se haverá transporte para o hospital se o paciente adoecer, se é preciso fazer um seguro de saúde. Se a consulta custa caro a bordo, é preciso que isso faça parte do orçamento da viagem", afirma Isabella. O guia informa ainda que sintomas como febre, diarreia, vômito, tosse têm de ser notificados no serviço médico do navio, "É preciso apelar ainda à responsabilidade de cada um: se estiver doente, não viaje. Há muitos casos de surtos que começam com pessoas que, sabidamente doentes, decidiram embarcar".

O guia está disponível para download gratuito no site www.cbmevi.com.br. A Anvisa também elaborou dicas de saúde para viagem, que estão disponíveis no site da agência: www.anvisa.gov.br. (AE)



Créditos de texto:Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário