quarta-feira, 7 de março de 2012

Navio passa por inspeção da Anvisa no Porto de Santos

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) continuam a inspeção a bordo do navioBalmoral, que teve registro de passageiros e tripulantes com sintomas de gripe. A embarcação chegou na manhã desta quarta-feira ao Porto de Santos e está atracada no Armazém 32. Os agentes iniciaram a vistoria por volta das 11 horas.

O cruzeiro, da companhia inglesa Fred Olsen Cruise Lines, faz a sua primeira e única escala no complexo santista nesta temporada.

Os casos foram notificados quando o navio ainda estava em águas internacionais. Antes de chegar a Santos, a embarcação passou por Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

"O navio vem sendo monitorado desde a Argentina e Uruguai após o registro de 50 casos de síndrome respiratória (gripe) e 30 casos de diarreia. Não sabemos ainda o tipo de vírus e nem mesmo a causa das ocorrências", informou o chefe do posto da Anvisa em Santos, Acary de Oliveira.

Com a vistoria, os técnicos da agência sanitária pretendem levantar as causas do surto a bordo. "Estamos colhendo amostras para análise e pretendemos identificar se as ocorrências são setoriais (em único local) ou uniformes na embarcação", disse Acary.

Balmoral tem 1.234 passageiros em trânsito e 524 tripulantes a bordo. O desembarque dos turistas não foi autorizado e vai depender do resultado da inspeção.

A Anvisa não confirmou se embarcação vai seguir viagem. A saída do navio do complexo santista está prevista para às 23h30. Caso liberado, o Balmoral segue para a Europa, mas antes passa por Ilhabela (SP), Rio de Janeiro (RJ) , Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

No mês passado, o navio de cruzeiros MSC Armonia também foi vistoriado pela Anvisa após registrar casos de gripe a bordo. Uma tripulante da embarcação morreu após ser internada com insuficiência respiratória. Exames preliminares apontaram a presença do vírus da gripe B na funcionária.



Créditos de texto: Jornal a Tribuna Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário