terça-feira, 13 de março de 2012

Titanic, Balmoral e o cruzeiro titânico após 100 anos

Cartão-postal publicitário do Titanic, o maior
navio de passageiros do mundo, na
época - 1912. Col. do autor.

Neste 2012 completa-se o centenário da mais famosa e explorada tragédia marítima de todos os tempos: o naufrágio do transatlântico Titanic, da empresa de navegação britânica White Star.
Passado um século, a tragédia ainda desperta a atenção das pessoas em todo o mundo e exerce um fascínio que faz muita gente mergulhar – no sentido simbólico e até literal – em busca de novas informações para entenderem o trágico acidente.
O Titanic deixando o estaleiro Harland & Wolf, de Belfast. O navio
tinha oito decks, media 294 metros de comprimento e tinha capacidade
para 2.630 passageiros em três classes. Tinha quatro chaminés, sendo
uma delas falsa, cujo intuito era dar um melhor visual estético. Reprodução.
 

O Titanic partiu, em viagem inaugural, de Southampton, Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912, cercado de muito brilho, entre outros majestosos adjetivos.Às 23h40 – hora local – de 14 de abril de 1912, um domingo, próximo da costa do Canadá, o navio se chocou com um iceberg.
Duas horas e quarenta minutos depois, às 2h20 do dia 15, o Titanic foi ao fundo, levando 1.517 vidas, entre passageiros e tripulantes. Outras fontes informam que foram 1.522.
 Pintura óleo sobre tela exibido a maravilha do mundo moderno: o
Titanic, de 46.329 toneladas de deslocamento, no Porto de
Southampton - Inglaterra. Reprodução. 
Foto do comandante do Titanic,
Edward Smith. Reprodução.
 

A grande perda de vidas se deveu à baixa temperatura das águas do Atlântico Norte e à falta de escaleres salva-vidas para os passageiros e tripulantes, entre outras causas.
Recentemente, assistindo na TV a cabo ao noticiário de uma conhecida emissora norte-americana, vi a notícia de que um navio de cruzeiros, o Balmoral, realizará um Cruzeiro Memorial, de Southampton, Inglaterra, a Nova York, Estados Unidos, destino da trágica viagem do Titanic. O Balmoral atua a serviço da armadora britânica Fred Olsen Cruises.
O roteiro será exatamente o programado para o legendário Titanic, na época o maior projeto flutuante e o mais luxuoso navio produzido pelo homem.
O Cruzeiro Memorial terá como participantes vários descendentes das vítimas. Alguns consideram tal empreendimento um desrespeito e criticam que a iniciativa terá caráter comercial.
Durante a viagem do Balmoral, haverá a celebração de uma missa. Também serão atiradas flores no local exato do naufrágio.
pintura mostra uma soirée, dentro do salão de jantar do
Hotel Savoya de Londres. A decoração era idêntica à do
famoso hotel londrino. Reprodução.
 

Haverá, ainda, um baile com trajes típicos da época, no estilo do apresentado no filme Titanic, dirigido por James Cameron, produção que recebeu 11 prêmios no Oscar de 1998 e terá uma versão em três dimensões (3D), com lançamento em abril de 2012.
O Titanic foi pioneiro em diversas comodidades: o primeiro a ter quatro lojas a bordo e a dispor de piscina, entre outras iniciativas inéditas. Contava ainda com salões de estar, ginásios de esportes, suítes luxuosas e vários bares e restaurantes.

O desenho mostra fielmente como se deu a colisão do Titanic com
o infame iceberg, bem como o rombo produzido no seu casco
por boreste, o que causou o seu afundamento. Reprodução.
 
Uma curiosidade: o jornalista Michael Davis, autor do livro The Titanic – The Full Story of a Tragedy (O Titanic – A História Completa de uma Tragédia), desfez o mito de que a White Star ou quem quer que fosse propagava que o navio era inafundável. Ele não encontrou evidências de tal propaganda.
     
Na quinta-feira, 8 de março de 2012, ao ler o jornal A Tribuna, deparei com a notícia de que o Balmoral fizera escala no Porto de Santos no dia anterior, tendo a bordo alguns passageiros com gripe e diarréia.
Momentos finais do Titanic. Por negligência, só havia a bordo
quatro barcos e 16 botes salva-vidas - insuficientes. Reprodução.
 

O Balmoral, que fará o cruzeiro do centenário do naufrágio do Titanic, no
momento em que passava pela Ponta da Praia. Foto: Silvio Roberto Smera.

De imediato liguei o nome Balmoral ao noticiário da tevê americana, bem como a uma reportagem do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que comentava o estranho cruzeiro, que, com certeza, vai resgatar mais uma vez a história do Titanic.
O artigo é finalizado por duas belas fotos clicadas pelo sempre gentil shiploverSilvio Roberto Smera, no momento em que o Balmoral entrava no Porto de Santos.

 
O transatlântico Balmoral, da armadora norueguesa (opera no mercado
britânico) Fred Olsen Cruise, de 203,61 m. de comprimento. O navio
desloca 43.352 toneladas e possui nove decks. Na imagem, a embarcação
está na altura do Iate Clube de Santos. Foto: Silvio Roberto Smera.

Créditos de texto e Imagens:Portogente

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